quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Sítio Roberto Burle Marx

Roberto Burle Marx nasceu em 1909, numa vila situada na Av. Paulista, em São Paulo, capital. Aos 4 anos mudou-se com a família para uma bela casa no Leme, em Rio do Janeiro. Aos 18 anos de idade foi para a Europa acompanhado de toda a família. Lá decicdu tornar-se pintor ao visitar uma exposição de Van Gogh e, após conhecer a coleção de plantas brasileiras do Jardim Botânico de Dahlen, em Berlim, resolveu que, ao voltar para o Brasil, criaria jardins com plantas brasileiras ao invés de jardins de inspiração européia.

Em 1949, para abrigar sua imensa coleção de plantas, Roberto Burle Marx adquiriu o Sítio Santo Antonio da Bica, em Barra de Guaratiba, junto com seu irmão Guilherme Siegfried Marx. No local havia ma antiga casa de fazenda e uma antiga capela(século XVII), dedicada a Santo Antonio. Burle Marx restaurou ambos os prédios e levou paa o locala sua coleção de plantas, iniciada aos 6 anos de idade. Em 1973, mudou-se definitivamete para o sítio, onde veio a falecer em 4 de junho de 1994.

Em 11 de março de 1985 doou o Sítio ao governo brasileiro, que o administra através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / MinC. Com a doação, Burle Marx pretendia garantir seu desejo de manter a integridade da propriedade como um todo bem como criar uma escola dedicada ao paisagismo, botânica e artes em geral.

Ele também pretendeu deixar para as gerações futuras o instimável jardim botânico que criou e suas coleções, adquiridas o longo da vida com objetos de arte e artesanato - "objetos de emoções poéticas".

Numa área de aproximadaemnbte 365.000 m2, Burle Marx conseguiu reunir uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e subtropicais do mundo. Ao lado dos jardins ao ar livre, esta magnífica coleção apresenta aos visitantesmais de 3500 espécies de plantas cultivadas. A coleção botânica foi considerada patrimônio cultural brasileiro em 1985.
O museu casa apresneta um acervo de 3.125 peças e entre essas estão as próprias obras de Burle Marx (desenhos, pinturas, esculturas, tapeçarias, vidros decorativos, murais em azulejos e tecidos).

Nenhum comentário: