Vista parcial da fortalezaEntrada principal
Vista parcial do patio interno
Paiol
Olha a largura das paredes
Para se ter uma idéia da largura das paredes
1762 - outubro - os portugueses prevendo uma nova guerra com a Espanha decidem fortificar o ponto chamado Castillos Chicos, acesso à passagem de La Angostura. O Coronel Tomas Luis Osório começa as obras que são interrompidas em 1763 pelo avanço do Governador de Buenos Aires, Sr. Pedro de Cevallos que ocupa São Miguel e Santa Tereza.
1763 - As obras são continuadas pelos espanhóis, o traçado é o de um pentágono irregular, com cinco baluartes e seu perímetro é de 642 metros.
1797 - O Corpo Veterano de Blandengues da fronteira de Montevidéu criado em dezembro de 1796, a utiliza como base de operações para cumprir sua missão de manter a segurança e a ordem na região.
1811 - Durante a Revolução Oriental é conquistada pelos Patriotas uruguaios, caindo nas mãos dos portugueses quando estes invadem a Banda Oriental em auxílio ao sitiado Montevidéu.
1812- Os Patriotas uruguaios voltam a recuperar a fortaleza que é utiliada para controlar a fronteira com Portugal.
1816/25 - Ao invadir os portugueses a Provincia Oriental fica sob seu domínio.
1825/26 - Recupera parte de seu valor estratégico ao iniciar a Cruzada Libertadora. As tropas Patriotas comandadas por Coronel Leonardo Oliveira tomam esta fortificação na madrugada de 31 de dezembro de 1825. Com a tomada da Guarda de Chui em 1º de janeiro de 1825 se completa a conquista da área.
1828 - outubro. Asinatura da Convenção Preliminar de Paz, gênesis do Estado Oriental do Uruguai.
1842/51 - É utilizada esporadicamente como guarda fronteiriça durante a Grande Guerra.
1892 - Planeja-se a possibilidade de sua estauração.
1923 - 10 de janeiro, cria-se a Primeira Comissão de Restauração que funcionou até 8 de abril de 1924.
1927 - 26 de dezembro, é declarado Monumento Histórico pela Lei nr. 8172.
1928 - A Comissão Honorária de Restauração e Conservação da Fortaleza de Santa Tereza inicia os trabalhos de restauração.
1982 - Museu de sítio histórico, a exposição recria o aspecto de uma fortaleza do
século XVIII e a evolução militar da dominação espanhola.
século XVIII e a evolução militar da dominação espanhola.
3 comentários:
Queridos:
Gente, que lugar lindo. Não sabia que o Uruguai era tão bonito assim.A parte histórica é maravilhosa.
E aí? Ya estan hablando español?
Vocês estão aproveitando muito, né? Vocês merecem, estão lavando a alma de todos nós que temos que bater ponto todos os dias.
Dig, adorei o recado no meu blog. Nós sentimos muita falta de vocês,sempre, mas o domingo é fogo. Nada de picanha, nada de feijoda, e as risadas estão acontecendo em menor quantidade. Fazer o quê?
Ah, usa o passo-a-passo de lá sim, temos vários amigos que ficam perguntando como fazer, possivelmente isto deve acontecer com vocês também.
Fala pra Odá que ela foi a maior motivadora deste post.
Beijo grande a todos.
Por lo que observo sigue siendo hermoso el viaje que están llevando adelante. Me alegro mucho por ustedes y muy buenas las fotografías conque nos ilustran.
Besos!
ACABO DE VOLTAR DO URUGUAY, E TUDO O QUE VI ME FEZ PENSAR...ESTAMOS VIVENDO A HISTÓRIA PELA BOCA DE NOSSA GUIA LOCAL. EU SOU TÉCNICA EM GUIA DE TURISMO, PORÉM, FUI COMO TURISTA E ACHEI TUDO MUITO LINDO, O SHOW EL MILLONGON É TUDO DE BOM, ASSIM QUE NOSSO DVD FICAR PRONTO, COLOCAREI ALGUMAS FOTOS AQUI, BJSSSSS Á TODOS. MEU E-MAIL É elianadeoliveirasoares@hotmail.com
Postar um comentário