
Consideras ameaçadas de desaparecimento total no início do sec. XX, as baleias francas foram declaradas sob proteção de tratados internacionais já em 1935; o Brasil, entretanto, ignorou a proibição e apenas em 1973 a última estação balleira do sul do Brasil, em Imbituba, fcehou suas portas definitivamente. As últimas baleias francas a serem mortas ilegalmente no Atlântico Sul foram vítimas de frotas baleeiras piratas, operadas pela extinta União Soviética em 1975.
Em 1987 a caça a baleia foi definitivamente proibida por lei federal em todo o Brasil e em 1995, reconhecendo a importância histórica, ecológica e turística da espécie, O GOverno de Santa Catarina decretou a baleia franca como Monumento Natural do estado. Protegidas as baleias francas que no passado foram mortas para siustentarem a economia de nosso litoral, são hoje ainda mais importantes vivas, um inestimável patrimônio natural cuja defesa contra novas ameaças é obrigação de todos nós.
Em 2003 a estação baleeira de Imbituba foi transformada em Museu para contara história das baleias na região, da matança a preservação.
Durante nossa estada em Imbituba fomos informados que as baleias estavam nas praias e saimos a cata delas. Avistamos 5 baleias, infelizmente as nossas fotos não estão boas porque fortam tiradas da praia. As baleias aparecem nas costas catarinenses de agosto a novembro e existem empresas de turismo que levam turistas de barco até cerca de 100 metros das baleias. Estes passeios partem de Garopaba e Imbituba, quem sabe ainda embarcamos em um deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário